19 de agosto de 2012

Jornalismo didático de moda: "como usar", "segredos" e "dicas para arrasar"

Quando o jornalismo de moda se esforça em dar um apoio didático à forma de se usar isso ou aquilo, creio que ele é capaz de fazer seu papel de informar, sem perder o peso da frivolidade e do jornalismo galante necessários, a meu ver, na imprensa fashion.

Por mais especialista que seja uma leitora da Vogue, da Bazaar ou da Elle, por exemplo, as matérias de "use já", "saiba o segredo" e "as dicas para arrasar" são avassaladoras até para a mais trendy das fashionistas.

Mas é preciso que a publicação dê mais subsídios à leitora, não só para ser profissional em informar, mas também para manter a freguesia, que no próximo mês — ou na próxima visita ao site —, vai querer voltar às bancas — ou dedicar um clique.

Desta vez, selecionei quatro matérias de sites de revistas de duas editoras diferentes. Vogue e Glamour da Globo e Elle e Estilo da Abril. Por que fiz essa seleção? A ideia é usar exemplos de revistas que conversam com um público conhecedor do assunto moda (Vogue e Elle) e outras que buscam a mulher que tem a curiosidade pelo assunto e, principalmente, em estar na moda como as famosas (Glamour e Estilo). As notas nos sites têm assuntos diferentes, mas são todas bem didáticas! Aí vão minhas análises.
Foto: Reprodução/Vogue
O site da Vogue traz uma matéria sobre o "revival da franja". O tópico também está na edição de agosto da versão impressa. A intenção da nota na página virtual é dizer que as franjas voltaram porque famosas e tops começaram a usar e a imprensa internacional acabou declarando que 2012 seria o ano das franjas! Abaixo do curto texto de um parágrafo, uma galeria de imagens de famosas, com descrições dos tipos de franjas. A materinha explica o momento, diz a razão para adotar e ainda dá a alternativa do aplique de franja, "para as mais receosas". E, como sempre a Vogue faz, tudo é apenas "para você se inspirar", já que a linha editorial é nada autoritária, já que conversa com um público que pensa e interpreta moda de forma mais profunda.
Fotos: Reprodução/Elle
A Elle também conversa com as fashionistas. No site da revista há uma nota sobre as tendências do verão de forma bem didática. A intenção foi elencar as roupas que você deve adquirir, as que a leitora já pode ir usando e as que precisam ficar guardadinhas para — quem sabe? — o próximo inverno. É uma galeria de imagens com grande legenda, dividida em três tópicos: "compre", "use" e "guarde". É praticamente uma cartilha. O texto tenta convencer a leitora de que é melhor seguir tal disciplina.
Imagem: Reprodução/Glamour
A Glamour escolheu a cantora country Taylor Swift para dar exemplos de como usar e abusar do vermelho. A nota no site diz que a cantora tem o costume de usar a cor "tão bem ao ponto de jamais escorregar". Abaixo, uma galeria de imagens, com uma legenda que traz as dicas para "uma produção sempre impecável". O interessante é que a revista não diz para você usar este vestido, mas como, por exemplo, escolher um vestido corte discreto para levar a cor chamativa.
Imagem: Reprodução/Estilo
Mais uma galeria de imagens na nota para o site da Estilo sobre como aproveitar as liquidações do inverno, adquirindo peças que vão ser hit também no verão. Esta pauta é imbatível! Todo mundo — a mulher prática que assiste às novelas da Globo — quer estar na moda por um precinho mais em conta. A matéria diz que peças comprar, quais materiais e tendências são legais e como usar. Achei bem bacana!

Links relacionados
Na Vogue: O revival da franja: inspire-se nas famosas e adote o corte da temporada
Na Elle: Saiba no que investir, o que usar já e que peças precisam de descanso!
Na Glamour: O segredo do vermelho impecável de Taylor Swift
Na Estilo: Compre já e use muito

Nenhum comentário:

Postar um comentário