![]() |
Foto: Ana Clara Garmendia |
A conversa entre a rua (a cidade) e a moda acontece há muitos e muitos anos. A cidade, como a conhecemos hoje é fruto da Modernidade. Quando as pessoas — lá do final do século XVII — perceberam que, ao estar na cidade, era preciso dividir o espaço com estranhos e parecer ser aquilo que você realmente era (ou, pelo contrário, parecer ser o quem você queria que pensassem quem você era), a preocupação com as roupas adequadas a cada mensagem que se pretendia passar foi sendo maior.
A cidade era — e certamente ainda o é — um verdadeiro teatro. Ter uma reputação é ser conhecido, reconhecido e singularizado. E é possível conseguir esses objetivos com a roupa. Intensificar os contrastes entre quem era da "boa sociedade" e quem era só um plebeu menos abastado, era preciso. Por essa razão, a rua acabou sendo uma verdadeira vitrine daquilo que se estava na moda. Claro, ainda não como uma apresentação de tendências, mas com uma imensa capacidade de influenciar a moda, dependendo de quem fosse fotografado. Já nas primeiras revistas de moda em que foram publicadas fotos era possível ver os disparos de street style, que eram chamados de "instantâneos".
A evolução da moda de rua foi tamanha que, em certo momento, mesmo os criadores da alta-costura, aqueles que estavam acostumados a ditar as tendências do que seria usado nas ruas, viram a necessidade de observar o street style para se diferenciar. Karl Lagerfeld foi um dos primeiros a introduzir o jeans em uma coleção de alta-costura, segundo Guilhaume Erner. Para Dior, John Galiano misturou um modelo com saias ultravolumosas sobreposto por um casaco com zíper, inspirado nas ruas.
Acontece que as personagens das ruas — principalmente essa infinidade de blogueiras e editoras de moda que são clicadas nos sites de street style — usam, exatamente, as peças do prêt-à-porter nascidas, também, a partir da alta-costura. Afinal, quem está influenciando quem?
Fato é que as revistas de moda sabem o poder que tem as ruas e usam o street style para chamar seu público. E são muito felizes com as publicações!
Links relacionados
Na Vogue: Streetstyle: os melhores casacos da semana de couture em Paris
Na Bazaar: Alta-costura: o melhor do streetstyle da semana de moda de Paris