9 de dezembro de 2012

Estilo e Azul-Klein: moda e arte interagindo


Hoje, o Facebook da revista Estilo me surpreendeu com uma imagem (abaixo) acompanhada de um link que dizia o seguinte em sua chamada: Azul-Klein segue com fôlego total no verão.
Imagem: Reprodução
A montagem de fotos chamou minha atenção graças ao uso do nome da cor: Azul-Klein — denominação patenteada pelo artista francês Yves Klein, que fez de tal cor a grande marca registrada de sua obra, a partir do final da década de 1950.
Imagem: Antropometrias da Época Azul/Yves Klein
A menção, indireta na chamada, mas direta no bigode da galeria de imagens editada pelo site da revista, a Yves Klein — mesmo em uma revista que tem como principal característica a moda das celebridades e um público feminino nem tão especializado — mostra como arte e moda podem travar uma conversa.

Renascimento, Barroco, Rococó... As conexões (e colaborações) entre Salvador Dalí e Schiaparelli, o Manifesto Futurista da Roupa Masculina de Giacomo Balla... Balenciaga revivendo, inúmeras vezes, a pintura renascentista, Saint-Laurent e seu imortal tubinho com abstração geométrica, inspirado em Mondrian.

Esses poucos exemplos são capazes de mostrar que a arte inspira a moda e é, portanto, absolutamente necessário que, aquele que quiser conhecer um pouco mais do universo fashion, tenha o mínimo de curiosidade pelas manifestações artísticas. A Estilo, ao evocar o Azul-Klein, não o faz unicamente porque a cor é patenteada. Com plena certeza, a revista tenta chamar suas leitoras a aprender um pouco mais sobre o universo das artes e suas conexões com a moda.

Muito boa a intenção da revista! Estão de parabéns!

E para não deixar sua marca de praticidade. O site da revista traz os motivos "Por que amamos" e as dicas de "Como usar" a cor! O link está aí embaixo! Enjoy!

Link relacionado
Na Estilo: Azul-klein

2 comentários: