14 de dezembro de 2012

Grampos aparentes: pode usar, as famosas também usam


A homepage da Vogue Brasil traz uma materinha muito bacana sobre o uso de grampos aparentes em penteados de festas. Segundo o título, o prendedorzinho de metal virou o "acessório da vez". Mas, por que você deve apostar nesses grampos aparentes? A ideia não é sempre fazer com que eles sumam?
Fotos: Reprodução/Getty Imagens
Para a Vogue, a razão é simples: os grampos aparentes apareceram (lógico) nas passarelas e nas cabeças das famosas. A nota do site (link lá embaixo) fundamenta o uso do acessório, mencionando marcas e estilistas como Michael Kors, Sonia Rykiel, Cacharel e Chanel, além de famosas como Emma Stone (foto acima), Diane Kruger, Hailee Steinfeld e — talvez a inspiração número um da maioria das revistas de moda — Kate Middleton.

E por quê a Vogue faz isso? Criadores, marcas e celebridades movimentam o mundo da moda. Desde Charles Worth, os estilistas adquiriram um status de artistas soberanos, cuja vontade deve ser, pelo menos, respeitada, já que suas criações transcendem a mera fabricação de produtos. São mestres, magos das formas, portanto, qualquer intervenção de um criador deve ser considerada. Se eles colocam em suas passarelas modelos usando os grampos aparentes é porque chegou a hora de olhar os grampos também como adornos.

Grifes são etiquetas que carregam consigo significados, espaços sociais, dimensões hierárquicas, estilos de vida, benefícios simbólicos, identidade, legitimidade. Paul Poiret, quando resolveu expandir a atuação de sua casa, a fim de concorrer com o mercado americano, estava, na verdade, criando um novo sistema para a moda, em que a marca ganha o poder de promover experiências fortes e excepcionais, como diria Elyette Roux, em O Luxo Eterno. Quando você se identifica com uma marca, ela tem uma legitimidade tal capaz de fazer você andar por aí com grampos aparentes na cabeça. E mais: achar (e até ficar) muito legal!

Celebridades são seres que geram projeção e identificação desde os anos de 1910, no cinema. São capazes de vender qualquer coisa, como diria Morin. Se uma celebridade verdadeiramente influente pisar em um tapete vermelho usando um grampinho aparente, há grande chance de ser ali consolidada uma tendência.

É isso que a Vogue tenta, aliás. Mostrar o que vai ser moda — tendência — antes de ser moda. Inclusive, na página de assinaturas do site, o título de um breve texto é "Antes de estar na moda, está na Vogue". Para isso, a revista usa três dos principais atores da moda: criadores, marcas e celebridades. Mas não é só na questão dos grampos: toda promessa de tendência pode ser alvo dessa fórmula! E lá vamos nós sermos convencidos de que o grampo aparente é o acessório de cabelo da vez! Tomara que pegue! Eu gosto.

Link relacionado
Na Vogue: Grampos aparentes viram acessório da vez para penteados de festa
Na Vogue: Antes de estar na moda, está na Vogue

6 comentários:

  1. Os textos de moda estão precisando exatamente desse viés acadêmico que você sabe fazer muito bem, de forma leve, acessível, mas consistente. Gostei das reflexões, parabéns!!!

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    1. Obrigado! Vamos tentar colaborar de alguma forma! Hhehehehehe

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  2. Muito legal... prometo que quando eu estiver conseguido chegar nos 70, eu vou colocar tudo em pratica que aprendi aqui.. kk ;)

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    1. Você chega lá!!! Mas não precisa ser magra pra lidar com a moda! Comunicar por meio da moda é muito mais interessante que se vestir só pra ficar bonita! Que bom que você vai ficar acompanhando! Quero só ver! hehehehehehe

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  3. Clecius, por favor nos mantenha atualizados! Seus posts são ótimos!

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