31 de março de 2013

Como nos 90's: Logos gigantes nas roupas são mania (de novo)


Há pouco tempo, escrevi por aqui que os anos 1990 estavam de volta! É parece que estão mesmo! Se você nasceu entre 1975 e 1985 deve lembrar que, na sua adolescência e juventude, eram febre moletons e jaquetas como esta abaixo. Um baita Hard Rock Cafe bordado para todo mundo ver quem era quem no ensino médio — Científico, pra mim. Até as cópias falsificadas eram caras! Aliás, os anos 1990 foram marcados pelas falsificações, já que as marcas eram tão expostas.
Foto: Reprodução
Pois bem... Estamos prontos para reviver aqueles momentos. A Harper's Bazaar publicou uma nota em seu site, mostrando que o bacana agora é carregar aqueles nomes gigantescos de grifes estampados nas roupas. As fashionistas (novos nomes para as fashion victims) estão enlouquecidas mostrando seus moletons Kenzo, Céline e todas as outras... Sinais de uma época que está voltando!
Foto: Reprodução
Qual era a verdadeira razão de se usar marcas tão bem estampadas e visíveis assim nos anos 1990? O motivo era mostrar mesmo que "eu uso um moleton dessa marca, pois pertenço ao grupo de pessoas que podem fazer isso". Mas por que tanta necessidade de diferenciação social? Aí, eu levanto dois possíveis motivos:

1) Nos anos 1950, você se diferenciava por ser rico e pomposo; nos anos 1960, você se diferenciava por ser jovem; nos anos 1970, você se diferenciava por ser unissex; nos anos 1980, você se diferenciava porque era parte de uma tribo... Mas nos anos 1990, essas tribos começaram a se misturar demais e as influências se cruzavam... Não bastava ser de uma tribo para ser diferente. A diferenciação tinha que voltar a vir pelo fator financeiro e, como a pompa não era nada confortável, a solução era dar status às peças da linha casual (kéjuól! hehe), com aqueles grandes símbolos e letras dizendo: sou casual, mas posso mais do que você!

2) O muro de Berlim cai em 1989! É hora de experimentar uma nova vida, compartilhar um novo mundo em que o capitalismo venceu! Então, vamos às compras e vamos mostrar para todo mundo o que compramos! Mais: o mundo agora é globalizado! Vamos usar o que vem de fora [até porque há uma enorme leva de produtos nacionais querendo se estabelecer no Brasil, mas chique mesmo é ter coisas importadas!!!]! E lá vieram as falsificações para tentar nivelar todo mundo naquele mesmo embate que fez nascer o conceito de moda: quem tem mais faz primeiro, quem tem menos copia depois!

Então, qual seria a razão para, agora, voltarmos a estampar as marcas? Vale a pena competir com a fabricação de cópias perfeitas feitas pelos chineses? Estamos só reproduzindo os anos 1990, sem acrescentar mais nada? Ou a moda é que está sendo vítima das blogueiras (as tais fashionistas) que precisam de fato dizer quem são para lucrar mais e mais? Vale a pena (o preço!!!) carregar um grande outdoor e pagar caro por isso? É essa a moda que queremos? Se for, tudo bem!

Link relacionado
Na Bazaar: A volta da logo mania

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