27 de março de 2013

Para além da fofura das bonecas fashionistas


O portal de moda da Abril — ModaSpot — publicou uma nota com um detalhe da exposição da Dior na Harrods. A notícia fala de miniaturas de vestidos icônicos da grife, que estão expostas junto a vestidos em tamanho real, vídeos, bolsas e perfumes da grife. As miniaturas, segundo a nota do ModaSpot, são "reproduções de peças icônicas da maison, que vão da época do New Look até as recentes criações de Raf Simons".
Fotos: Reprodução
De fato, uma gracinha! Mas senti falta de ser abordado um assunto que seria bem interessante de ser tratado para aprofundar no tema das bonecas e enriquecer o conhecimento de moda das leitoras. Miniaturas de roupas vestidas em bonecas foram muito mais úteis do que se imagina. Antes do advento da imprensa, era o transporte de bonecas que garantia que as novidades de Paris alcançassem outros lugares.

Segundo Daniel Roche, as bonecas eram feitas de cera, madeira ou porcelana e viraram peças de coleção entre as "fashionistas" da época — entenda como "época" algo antes do século XVII e por "fashionistas" as granfinas de fora e de dentro de Paris. Como as roupas eram feitas de tecido mesmo, pouca coisa ou quase nada sobrou para ser visto ainda hoje. É preciso entender também que, como a moda sempre foi mutável, é possível que as mesmas bonecas fossem usadas nas trocas de coleção e os minivestidos descartados. Uma verdadeira pena...

Com a chegada da imprensa e da difusão mais facilitada de informações e ilustrações de moda nas revistas e, posteriormente, do uso da fotografia, as bonecas pararam de circular.

Viu como dá pra tirar um pouco mais de conhecimento de uma notinha despretensiosa do ModaSpot? O pensamento deve ser sempre este: refletir para além do que está escrito, aprofundando discussões!

Link relacionado
No ModaSpot: Dior exibe miniaturas de vestidos icônicos em exposição na Harrods

Nenhum comentário:

Postar um comentário